A Prefeitura realiza, nesta quarta-feira, 12, uma capacitação para médicos do Município que ficarão aptos a realizar atendimentos em crianças. A iniciativa será realizada das 19h às 22h, na sede da Unopar Santa Maria. A medida vem para suprir a demanda da especialidade nos serviços de pronto-atendimento.
Atualmente, o Município conta com 21 pediatras. Desses, 11 atuam na rede municipal - entre PA Infantil, Policlínica Central e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - e 10 na UPA 24h. A previsão é que participem cerca de 30 trabalhadores. Outras capacitações devem ocorrer, porém ainda sem data definida.
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, destaca que a capacitação é um movimento do Executivo para suprir a demanda que sofreu defasagem após a aposentadoria de médicos pediatras servidores do Município, o que acarreta na demora dos atendimentos, principalmente nas estações frias, em que a necessidade de prestação de serviços aumenta consideravelmente.
— A principal demanda está nos serviços de pronto-atendimentos, que é onde vão atuar esses médicos da capacitação, e para onde o Município busca por contratações, mas não encontra profissionais desta especialidade interessados ou disponíveis para atuar no SUS. Ocorreram aposentadorias de servidores e não possuímos cadastro reserva para substituição —, explica.
Ainda segundo Ribas, o Município se esforça para ter o especialista pediatra nos serviços de Urgência e Emergência, mesmo não sendo obrigatório, segundo regulamento técnico do Ministério da Saúde para este nível de Atenção em Saúde. Da mesma forma, na Atenção Básica, não está previsto o atendimento pediátrico com o especialista, devendo o médico clínico geral fazer os atendimentos.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria